Sobre o ser homem

 Há momentos que eu sento aqui na janela e olho para o universo rindo. Desde cedo acordei com esta reflexão: o que é SER homem? Para além do órgão sexual, o que faz o homem SER um HOMEM? Mergulho na linha cronológica da minha vida e busco todos os seres masculinos que cruzaram por mim. Nessa caminhada, muito aprendi. Já vi chorando achando que isso não era "coisa de homem". Já escutei menosprezo achando que isso era "cantada". Já vi medo de se doar por não saber se desarmar. Já presenciei piada machista pra não ficar por fora. Já vi olhar para o corpo do outro apenas como mercadoria e objetificar.
Então, tirando todas essas cascas impostas pelo que se espera do sexo masculino, como encontrar o SER homem? Não é fácil, mas uma vez encontrado, tu não esquecerá. "Ninguém nasce mulher, torna-se!" já diziam por aí. De igual maneira é com o homem. Ninguém nasce homem, torna-se!
E aí eu olho para o universo e me pergunto: em uma sociedade profundamente patriarcal, como SER/SE TORNAR homem em sua plenitude? O universo sorrindo na minha janela responde. .
.
Todos os dias sigo aprendendo. Dessa vez, por ter encontrado um HOMEM na busca da excelência da sua plenitude em sua existência. .

Comentários

Postagens mais visitadas