Minimalismo




Viver com o minimo. A escolha de um estilo de vida mais simples consumindo de forma consciente. Se pensarmos assim, a maior parte da população possui um estilo de vida minimalista. Me refiro a população excluída, negada os direitos básicos mínimos de existência. Então, para estes, ainda estamos falando de Estilo de Vida Minimalista? Não, certamente que não! O estilo de vida minimalista é um conceito. É a escolha consciente de desapego de produtos inúteis e fúteis gerado há anos por um sistema que enriquece às custas do consumo exacerbado transmitido por uma publicização que nos engole TV adentro.
 
Estamos cansados!
Estamos cansados de todo esse consumo: alimentício, vestuário, cosméticos e etc
Entupidos e empanturrados exalando por todos os poros os cheiros de MC Feliz de alguma promoção qualquer, nós cansamos!
Cansamos de usar os aparelhos da Apple e todos os mecanismos de alta geração que o mercado oferece, cansamos!
Cansamos de querer comprar todos os produtos da Polishop e deixar nossas cozinhas totalmente preenchidas de acordo com as cores da Tappeware.
Cansamos!! Cansamos de querer usar todos os produtos de beleza da Mary Kay com a promessa de embelezamento.
Cansamos de querer todos os produtos de roupas que anunciam pela C&A, Riachuelo, Lacoste e tantos outros. Cansamos!!
Agora, sem dúvida, queremos uma vida mais simples! 

A pergunta é: simples para quem?

Estamos falando de dois mundos. Os que já aproveitaram todas as benesses de um consumo exacerbado e, do outro lado, os que estão à margem, sem usufruir. Que só em sonhos conseguem deleitar com a possibilidade de pequenos caprichos consumistas.
Essa mesma pessoa que já se deleitou com todos os caprichos e luxúrias de uma vida consumista é a mesma que não consegue compreender a necessidade do irmão que quer ter um simples celular. Necessidades, vida simples...é um olhar profundo da realidade do outro.
Enquanto não entendermos o abismo social das diferenças de classes que nos separam, que nos excluem, que nos diferenciam, ficaremos sempre sem entender o lugar do outro no contexto que ocupa.
                                    
                                  Uma vida simples para tod@s! :)



Comentários

Postagens mais visitadas