Escolher o curso para vida


Eu sonhava em ser bióloga geneticista até os 17 anos, quando o sonho foi quebrado por não passar em Biologia. Aí, dos cursos com vagas que sobraram, só Letras Português me interessava. Pronto. Vou fazer letras. Até que no primeiro dia de aula, um professor disse: quem está aqui é para ser PROFESSOR(a) caso contrário, está no lugar errado. Aquele apontamento foi em cheio. Eu só queria ler. Confundira o gosto da leitura pela busca profissional. E agora? O que fazer? Eu não sei que curso eu quero para minha vida toda. Como escolher um "curso para vida toda?" É muita pressão para alguém recém saída do Ensino Médio. Varei. "Um caminho para quem não sabe onde caminhar, qualquer um, tá bom". E assim foi...até chegar no 3P e assistir a disciplina Fundamentos Sócio-históricos da Educação com uma prof que marcou profundamente, materializou, podemos chamar assim, tudo aquilo que já estava dentro de mim. É esse curso. É CIÊNCIAS SOCIAIS. Leio todo o PPP e, certa do que queria, fiz a reopção e larguei Letras, para continuar lendo na vida mesmo. Hoje, olhando a escolha de curso, não me arrependo. Foi a melhor escolha para aquilo que eu procurava: conhecimento. Já emprego..(KK). E, felizmente, possa olhar feliz para trás certa que os caminhos foram todos escolhidos de dentro, não condicionados para corresponder uma expectativa externa.

É tempo de olhar para cima e, agradecer. Em tempos de desmantelo e sucateamento com as instituições públicas em nosso país, feliz aquele que pode escolher que curso fazer. Em tempos de pressão familiar na busca de preencher status com profissão sem nenhuma vocação e amor, simplesmente pela busca do diploma caindo em profunda frustração, feliz aquele que escolheu com amor. Apesar da desilusão com a universidade, sou grata e privilegiada pela formação que tive. Foi uma escolha consciente. :) .

                            E você? Sua vocação é a mesma do curso que faz?

Comentários

Postagens mais visitadas