Respeitar o silêncio do outro


Lembro como hoje, anos atrás, o sentimento de quem queria falar, mas sentia que não deveria. Eu o amava. E a separação, de alguma forma, aflorava o sentimento de querer dizer todo aquele emaranhado de sentimentos em forma de palavras. Era uma busca individual de buscar caminhos para dizer o que eu julgava que ele precisava saber. Ele precisava saber o que eu sentia. Depois, tudo mudou. Se antes eu sentia a necessidade de querer dizer, passei a questionar as razões de querer dizer. Inúmeras vezes comecei emails que não foram concluídos. Quem sente a necessidade de QUERER DIZER sou EU. Ele não sente a necessidade de QUERER OUVIR. Por que estou querendo falar para quem não quer me ouvir? Pronto. Eu entendi completamente aquilo que nos separava. Tudo ficou claro. Hoje, mesmo passado 7 anos, busco não esquecer desse ensinamento tão profundo. É preciso saber respeitar o DIREITO do outro de não querer nos ouvir. E é preciso entender que não vale a pena falar para quem não quer ouvir. Disso, sem dúvida, gravei em meu coração. ♡


Foto: eu e minha amiga Caroline caminhando por Paraty - RJ. (2015). E apesar do tempo e do silêncio e da distância, nossa amizade continua florindo. .
.
E você? Para quem é que teima em falar sem querer te ouvir?

Comentários

Postagens mais visitadas