Viajar não é mudar de lugar. Viajar é se transformar

 
Eu que estava viajando rumo ao Uruguai, cá fiquei. Estou há 1 ano e 8 meses num assentamento do MST, sul da Bahia. Dias atrás, falando com o Marcos, perguntei: qual o sentido de viajar? Qual o sentido de viajar só por viajar? O que significa esse "só" acompanhado de "viajar"?. Essas foram algumas das minhas mais novas inquietações, após a condição de ser uma viajante que para de viajar. E agora? Isso me fez mergulhar profundamente nas condições reais/estruturais/românticas do ser que viaja. Da fantasia que se vende e tantas outras coisas (nem era isso que queria falar, mas também era) A questão é que Marcos, veio me visitar. O mesmo Marcos que fez parte do começo da minha Jornada, ainda em Pipa. E esse reencontro me fez entender muitas coisas. E, entre uma delas, sem dúvida, é que "viajar não é mudar de lugar. Viajar é se TRANSFORMAR". Se isso não ocorre, questione a forma de interação que estabelece nas relações/lugares coisas que tem vivido, ou só passado?

Eu que tenho ficado parada. Percebi que tenho viajado sem viajar. Isso me lembrou do tempo lá de João Pessoa em que recebia lá em casa pelo couchsurfing (ainda não conhece a revolução das interações pós moderna? KkK) Corre lá no Google. :)

Foto:Marcos seguiu para Sergipe e depois segue para um curso em Fortaleza sobre Saúde Comunitária. E depois? Só a pergunta geradora de reflexão que irá responder. .

                     E você? Só tem passado pelo lugar ou tem viajado? .

Comentários

Postagens mais visitadas