Flores secas em vento de outono

 
Esses dias eu estava num evento de Educação do Campo e Movimentos Sociais na UESC (Ilhéus) quando, entre uma ida na tapiocaria à convite, recebi outro convite, ter onde dormir. Eu que sempre vou à cidade no "vai e volta" e sempre conto com a solidariedade do povo, desta vez não foi diferente. Lá vai eu dormir na casa de uma colega da sala e, entre um cafezinho e banana da terra cozida (AMO) lá veio seu João com algumas indagações. Conversa pra lá e pra cá. Daquelas que você vai penetrando as camadas do interlocutor para desvendar o nivel de consciência, já viu? "Cérebro e mente" são a mesma coisa? Me perguntou. A cada resposta, eu já sabia que estava sendo testada. E lá vinha outra pergunta, mais complexa e mais profunda. Eu que ia só dormir uma noite para no outro ir ao evento, saí dois dias depois. A conversa se prolongou profundamente. Seu João, haja conflitos existenciais. Falei sorrindo ao passar os olhos pela estante cheia de livros. "Sim, quando entrei em depressão, encontrei a resposta em muitos deles". Qual foi o que lhe fez encontrar o caminho? Este aqui, disse enquanto me entregava."Kiune, ninguém pode viver uma vida igual as flores secas em vento de outono. Precisamos saber quem somos, onde estamos, e para onde estamos indo.Aos 13 anos essas questões já me atormentavam." Seu João, temos histórias parecidas. Aos 10,11 anos eu me fazia algumas perguntas. "Este livro vai te ajudar. Você precisa ter uma base para seguir os seus estudos. Prosseguir com os seus conhecimentos." Continuamos nossa conversa sobre os mais variados temas: morte, vida, amorosidade, felicidade, liberdade, familia, lar, amor, paixão, filhos, pais, profissão, status, classes sociais, sexo, desejos, impulsos, velhice e etc. Seu João, e a velhice, como é? "Ahh, esse será nosso tema para o próximo café filosófico". E, assim, me despedi do meu mais novo amigo. Carregada de sentimentos e dois livros para ler. .

Foto: Eu e seu João no seu recanto de estudos. Foto tirada por sua filha, Sidéria. Seu João, por que esse nome? " ahh, eu estava num momento estudando sobre o espaço sideral...senta aqui.." KKK

Comentários

Postagens mais visitadas