A condição da mulher no patriarcado





 
Há um tempo atrás, eu venho cá comigo mesma pensando sobre o Ser Mulher, seja no campo ou na cidade. Sendo eu uma mulher da cidade, sendo o campo apenas algo imaginário, quase idílico, eis que agora, na minha condição atual, estou vivendo o Ser Mulher no campo. Claro, com todas suas diferenças e particularidades que cabe a minha trajetória individual. Não é fácil. É preciso clareza de quem é, da realidade em que vive, da condição do ser humano da qual se convive e, acima de tudo, amor. Amor para enxergar no outro a possibilidade de transcender, com a prática, diária, por uma educação critica e consciente de si, do outro, na busca do respeito mútuo. Eles muito me ensinam. Nunca li nenhuma teoria feminista (de fato, mas por cima sim...ahh, li Angela Davis...hihi) Todo o aprendizado parte da "observação + analise + reflexão + meditação" da minha própria experiência vivida. Tudo do intuitivo, mas já estou separando umas leituras teóricas feministas aqui pra ler. (Teoria e pratica que se chama, ne? :) Foi preciso entender o Ser Homem do campo para entender que estamos todos no mesmo processo evolutivo. E, cada vez mais, ficar indignada com a discrepância que afasta aqueles com acesso, daqueles que vivem sabotados de todas as formas possíveis: presos no próprio latifúndio do conhecimento, do corpo, do paladar, dos sonhos..da existência!

                   Viajar é, sem duvida nenhuma, se transformar! Saravá! 

Foto: depois da colheita de cacau. Colocando o cacau para secar na barcaça.

Comentários

Postagens mais visitadas